QUEM COMPARTILHA VIDEOS/FOTOS DE ESTUPRO É UM ESTUPRADOR?!
31 de outubro de 2017
“EMPODERAMENTO” REFORÇA AS DISCRIMINAÇÕES?
4 de novembro de 2017

Dandara dos Palmares

Você sabe quem foi Dandara Zumbi? A história do Brasil tem uma dívida do não reconhecimento da importância dela, que foi muito mais do que “mulher de Zumbi dos Palmares”. Sabem por quê?

Dandara dos Palmares

Ela não se encaixava nos padrões de gênero que ainda hoje são impostos às mulheres. Mãe de 3 filhos, ela lutou com armas pela libertação total das negras e negros no Brasil, liderava mulheres e homens e, também tinha objetivos que iam às raízes do problema. É exatamente por essa marca do “machismo” que Dandara não é reconhecida nem estudada. Ela, além  dos serviços domésticos, plantava, trabalhava na produção da farinha de mandioca, caçava e lutava capoeira, além de empunhar armas e liderar as falanges femininas do exército negro palmarino. 

Zeferina

Sempre perseguindo o ideal de liberdade, Dandara não tinha limites quando o que estava em jogo era a segurança do quilombo e a eliminação do inimigo. Infelizmente, acabou se matando jogando-se da pedreira mais alta de Palmares, para não voltar à condição de escrava. Dandara e outras como Zeferina uma rainha que fundou o Quilombo do Urubu,  e uma sociabilidade baseada em modelos civilizatórios africanos para se proteger e salvaguardar todo o seu povo da escravidão.Essas e outras abriram caminho na luta pelo combate ao racismo e a valorização da mulher negra na sociedade. Mulheres que atingiram lugares que antes era um sonho. Como:  Antonieta de Barros,

Karol Conka

a primeira deputada estadual negra do Brasil, eleita por Santa Catarina em 1934; Ruth de Souza, a primeira atriz negra a subir no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O’Neill; Aizita Nascimento, a primeira miss negra do país; Luislinda Valois, a primeira juíza negra no brasil e, tantas outras! Como Karol Conka que superou muitas dificuldades e descriminações, num mundo ainda machista e hoje, dá voz não só às mulheres negras, mas a todas! 

De Dandara à Karol Conka, uma longa trajetória, que não terminou mas que a cada dia ganha força! Amo todas essas mulheres que fazem da nossa história uma, história de garra, força, determinação e superação. Mulher está acima de qualquer preconceito que a sociedade queira lhe impor. Concordam?

FONTES

http://www.brasil.discovery.uol.com.br/noticias/9-mulheres-negras-que-mudaram-o-mundo/

https://www.modices.com.br/moda/negras-icones-do-brasil/

https://www.revistaforum.com.br/2016/01/18/grandes-mulheres-negras-da-historia-brasil/

http://nossacausa.com/negros-no-brasil-quem-foi-dandara-dos-palmares/

http://www.palmares.gov.br/archives/33387

http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/antonietadebarros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook