TRABALHAR DESDE CEDO – REALIDADE ESQUECIDA NA APOSENTADORIA…

VAMOS SALTAR DE PARAQUEDAS?
26 de novembro de 2017
BEBÊ COM PROBLEMAS? É MUITA RESPONSABILIDADE. FUI!!!
28 de novembro de 2017

TRABALHAR DESDE CEDO – REALIDADE ESQUECIDA NA APOSENTADORIA…

Trabalho em  um colégio público dentro de uma comunidade, com alunos entre 15 e 20 anos. Várias alunas trabalham desde os 16, 17, 18 anos. Isso reflete uma realidade nacional, nas comunidades, nas periferias, e no interior do país. Me pergunto como a reforma da previdência, afetará essas meninas? A idade mínima para mulher será aumentada a cada ano e chegará daqui a 20 anos, a 64 anos. Logo essas meninas que começaram hoje a trabalhar, aos 18 anos terão que trabalhar 46 anos para se aposentar! E sabem o que mais? O cálculo para aposentadoria com 100% da renda média de contribuição, será feito em cima de 40 anos de salário. Muitas dessas meninas sonham com uma carreira profissional, que lhes dê condições de uma vida melhor. E incentivar nesse sentido, é uma prioridade para mim. Sei que para isso, ainda há sacrifícios, há barreiras a superar! Convenhamos que alcançar esse objetivo leva tempo, pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho, ou outras discriminações e dificuldades. O esforço valerá a pena? Sim, mas não para aposentadoria. Já que no cálculo serão considerados a média dos 40 anos, dos quais, 10, 15 anos serão de salários baixos. Então…

Entretanto… Em relação aos políticos que aprovarão essa reforma, a proposta do governo é que  só valha para os que ingressarem no cargo a partir da promulgação da reforma. Ou seja, os atuais senadores e deputados não entram na Reforma da Previdência, e seguem intocados, independentemente da idade ou tempo de contribuição. Os parlamentares que vão aprovar a reforma têm direito a aposentadoria integral, atualização com paridade, reaposentadoria, acúmulo com outras pensões e outras vantagens. Considerando que os filhos e netos deles não precisam ou precisarão começar a  trabalhar aos 18 anos, se é que vão, tá explicado, não é?

 

Fontes:

https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/479704/novo-texto-da-reforma-mantem-idade-minima-para-homens-mulheres

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/03/18/internas_economia,581752/texto-da-reforma-da-previdencia-tem-regras-suaves-para-a-classe-politi.shtml

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook