IGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO? FALTAM 217 ANOS!

“GRACE AND FRANKIE”
31 de janeiro de 2018
NATACHA, O IRAQUE É AQUI!
2 de fevereiro de 2018

IGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO? FALTAM 217 ANOS!

Quase 30% da renda do Brasil está nas mãos de apenas 1% dos habitantes do país, a maior concentração de renda no mundo. Temos a vergonhosa posição de uma das maiores desigualdades sociais do mundo. Advinhem que são as pessoas mais prejudicadas? As mulheres, para variar, né? Serão preciso 217 anos para que mulheres em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades de trabalho e salários que os homens. Isso, segundo estimativa da ONG Oxfam, que tem como base um relatório do Fórum Econômico Mundial. Não é à toa, que 9 em cada 10 bilionários são do sexo masculino. Atualmente, há 2.043 bilionários no planeta.

No dia 23/01, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suiça, o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, salientou a importância da igualdade de gênero em governos e empresas.“Contratar, promover e manter mulheres é algo que podemos fazer hoje e agora”. Ele lembrou os recentes movimentos #MeToo e Time’s Up, que revelaram denúncias de assédio sexual.”São movimentos que nos dizem que precisamos ter uma discussão séria sobre políticas de igualdade de gênero” disse Trudeau.Ao citar a liderança canadense do G7 (grupo dos sete países mais ricos) neste ano, Trudeau afirmou que “o avanço dos direitos das mulheres será prioridade”.Ele lembrou que raça, orientação sexual e origem são obstáculos adicionais às mulheres. “Em 2016, entre mulheres que haviam sido recém-apontadas para conselhos de administração de empresas no Canadá, 77% eram brancas.”

Sabemos que o problema da diferença salarial e de ascenção no mercado de trabalho aqui no Brasil vai além da discriminação de gênero. Pesa muito mais em relação à raça, à níveis sociais e à orientação sexual. Políticas reais e práticas têm que ser implantadas urgentemente no Brasil. Mas, o que vemos é um legislativo ainda patriarcal e machista, o que, convenhamos em nada ajuda, não é?

 

 

 

 

 

Fontes:

https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/513198/para-trudeau-questoes-de-genero-sao-prioridade

http://www.dw.com/pt-br/igualdade-entre-homens-e-mulheres-s%C3%B3-ser%C3%A1-alcan%C3%A7ada-em-217-anos/a-41216810

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/13/internacional/1513193348_895757.html

http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/12/no-mundo-1-mais-rico-detem-20-da-renda-brasil-e-ainda-mais-desigual.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook